Guia de massagem para o bebê
A massagem ajuda você a criar vínculos com o bebê.
Como fazer massagem no bebê
Uma massagem delicada pode acalmar o seu bebê, contribuir para seu desenvolvimento e até ajudá-lo a dormir melhor. É fácil e leva apenas alguns minutos.
Rotina de massagem
Barriga e tórax
Use ambas
Braços e pernas rolando
Role suavemente as mãos para cima e para baixo pelos braços e pernas do bebê, indo do tornozelo para o quadril, do ombro para o pulso.
Termine com uma massagem nas costas
Encerre a massagem com uma massagem suave nas costas. Mova as mãos em direções opostas, dos ombros para o quadril e voltando.
8 Dicas e truque de massagem para bebês
Escolha um momento em que seu bebê estiver acordado e alerta, sem fome ou sem ter acabado de comer
Assegure-se de que o quarto não esteja frio e a luz não esteja muito clara
Tenha à mão tudo o que precisa: óleo ou loção hidratante para massagem, toalha, fraldas e roupas limpas
Lave suas mãos e retire joias e bijuterias
Encontre um local confortável para fazer a massagem, para que o bebê possa ver seu rosto claramente
Antes de começar, relaxe com algumas respirações profundas — isso pode ajudar seu bebê a relaxar também
Os bebês estão sempre mudando. Alguns podem se sentir mais seguros se estiverem perto dos pais
Use óleo ou loção hidratante para bebês e deslize de maneira confortável sobre a pele do bebê
AVISO: Mantenha todos os produtos fora do alcance de crianças. Mantenha óleos para bebê fora do alcance de crianças, para evitar ingestão ou inalação acidental, que podem causar ferimentos graves. Caso ocorram problemas respiratórios, consulte um médico imediatamente.
Os benefícios da massagem para o bebê
Toque: Nossa primeira linguagem
Em muitos hospitais e maternidades, os recém-nascidos são colocados sobre o peito da mãe, para terem o máximo de contato pele a pele. O toque suave e amoroso pode ajudar os bebês a crescerem fortes e menos ansiosos. Recém-nascidos que recebem toques rotineiros demonstram 50% mais contato visual e têm três vezes mais possibilidade de ter uma expressão geral positiva do que bebês que não recebem.
Toque: O que ele faz
A massagem pode acalmar seu bebê e até reduzir o choro, ajudar na digestão e no alívio de cólicas, gases e constipação, aumentar o ganho diário de peso, melhorar a adaptação do bebê ao sono da noite, ajudá-lo a dormir mais profundamente, aliviar a congestão nasal e o desconforto da dentição, ajudar a desenvolver o tônus muscular, a coordenação e a flexibilidade, aumentar a consciência corporal, estimular o sistema imunológico, melhorar a textura da pele, ajudar você e seu bebê a relaxar e melhorar sua autoconfiança para lidar com o bebê.
Produtos para massagem no bebê
Guias de massagem
Com seis semanas, seu bebê começa a se envolver mais, o que torna a massagem ainda mais significativa e prazerosa. Veja algumas técnicas para começar.
Barriga
Uma massagem na barriga do bebê o ajuda a se sentir seguro e pode ajudar com as cólicas. Dê batidinhas suaves na barriga, com uma mão em seguida da outra.
Rosto
Uma massagem no rosto do bebê ajuda a relaxar a tensão causada por mamar, chorar e o desconforto de quando os dentes estão nascendo. Faça pequenos círculos ao longo da mandíbula com a ponta dos dedos.
Peito
Uma massagem suave no peito pode ajudar a aliviar problemas de congestão. Com ambas as mãos no centro do peito, pressione para os lados, como se estivesse esticando as páginas de um livro. Mantendo contato com o bebê, deslize as mãos para baixo, em volta e se encontrando no centro novamente.
Relaxamento pelo toque
Muitas vezes, os bebês podem tensionar bastante o corpo, e esta técnica de massagem para bebês nos braços e nas pernas incentiva o bebê a relaxar. Molde gentilmente as mãos em torno do braço ou perna do bebê, falando para ele relaxar. Usando uma voz calma, repita a palavra “relaxe”.
Mãos
Usando a almofadinha dos polegares, abra delicadamente a mão do bebê, role cada dedinho entre o seu indicador e polegar e, finalmente, pressione a parte de cima da mãozinha do pulso até a ponta dos dedos.
Costas
A massagem nas costas pode estimular a força no pescoço, ombros e braços conforme o bebê levanta a cabecinha, assim como ter um efeito calmante e relaxante. Com o bebê de costas para você, comece com ambas as mãos juntas na parte de cima das costas, em um ângulo reto com a coluna. Mova as mãos para trás e para a frente, descendo pelas costas até o bumbum, e depois de volta até os ombros.