Skip to main content

Por que seu bebê chora tanto? Veja o que pode ajudá-lo durante as crises de choro

Por que seu bebê chora tanto? Veja o que pode ajudá-lo durante as crises de choro

O choro é uma característica marcante da primeira infância. Aliás, é a primeira coisa que se espera de um bebê logo que nasce. Assim que passa esse primeiro momento, no entanto, ouvir a criança chorar passa a ser motivo de alerta, cansaço e uma série de perguntas ainda sem resposta. Afinal, é fome? É dor? Sono? O que essa criança precisa para parar de chorar? 

Há uma série de gatilhos para crises de choro que podem ser evitados ou amenizados. O primeiro passo é apenas observar por alguns segundos os gestos e movimentos repetidos que o bebê faz, a expressão corporal pode revelar muito sobre a causa do choro. 


https://edit.johnsonsbaby.com.br/sites/jbaby_br_3/files/styles/jjbos_adaptive_images_generic-large_desktop/public/shutterstock_99908969_0.jpg

Cólicas

Entre 0 e 4 meses é comum que alguns bebês tenham crises de cólicas. Não existe uma justificativa exata da causa, mas acredita-se que uma etapa do amadurecimento neurológico que cuida dos intestinos é um desses motivos. As crises podem vir acompanhadas de prisão de ventre ou diarreia. 

Choro incessante, que não passa mesmo oferecendo mamá ou colo e bebê contorcendo as perninhas? Pode ser cólica. Um banho morno, uma massagem flexionando as coxas do bebê contra a barriga, além de uma rotina para banho, sono e outras atividades devem ajudar a controlar.

O Sabonete Líquido JOHNSON’S® de Glicerina é ideal para um banho relaxante, cheio de carinho e massagem na barriga. A fórmula com glicerina de origem natural mantém a proteção* natural da pele ao mesmo tempo que limpa e hidrata suavemente. 


https://edit.johnsonsbaby.com.br/sites/jbaby_br_3/files/styles/jjbos_adaptive_images_generic-large_desktop/public/shutterstock_178001729.jpg

Sono

Outra causa bem provável para o choro em excesso é o sono. Pode levar um tempo até que aprendam a dormir sozinhos, algumas crianças se mostram resistentes ao cansaço. Mas por ser uma necessidade fisiológica, começam a demonstrar irritação e mau humor. 

Por isso, além de compreender a importância da rotina, recomenda-se que o horário do sono seja antecipado com rituais que incluem massagem, histórias e livres de tela/com baixa luminosidade - ou seja, atividades com baixo estímulo diminuem a irritabilidade, pois ajudam a criança a receber e aceitar a sonolência. 

Um ótimo aliado nessa rotina é a Linha Hora do Sono. Os produtos - desde sabonete líquido, até hidratante corporal - têm eficácia cientificamente comprovada, graças à exclusiva essência NATURACALM®. O ingrediente ajuda a acelerar o processo de adormecer e a manter o sono mais duradouro**. Em 7 dias, bebê dormindo muito melhor. 


https://edit.johnsonsbaby.com.br/sites/jbaby_br_3/files/styles/jjbos_adaptive_images_generic-large_desktop/public/shutterstock_182560547.jpg

Fralda suja

Mesmo sem compreender o processo de evacuação, os bebês costumam demonstrar bastante desconforto quando a fralda está cheia. Eles começam a movimentar a região das pernas e pélvis de maneira diferente, por isso, manter a atenção para as trocas de fralda também ajuda a evitar crises de choro. 
Verifique constantemente: fraldas com cocô devem ser trocadas imediatamente; com xixi, sempre que estiverem cheias ou ao menor sinal de incômodo da criança.  

De maneira geral, as crises de choro mais intensas tendem a diminuir à medida que a criança domina a fala e o seu cérebro - ainda em formação, se torna capaz de autorregular as primeiras emoções - como medo, raiva e alegria. 

O importante é estar emocionalmente disponível para acolher, tentar ajudar a criança da melhor maneira possível e com todo carinho que ela merece. 

Disclaimer:   
*Protege do ressecamento
**Resultados obtidos com base na rotina de banho e pós banho do bebê"